segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

suas fantasias

foto: Tia Rosa, 2011
Dizem que milagre mesmo é BH ter carnaval.

"Se é assim, vivemos um momento sagrado na história foliã da cidade. Neste ano de 2011 o que muitos desacreditavam está por acontecer. Muitas ruas de Belo Horizonte serão tomadas por cores, tambores, sabores e amores. 

O clima borbulhante de retomada de uma identidade cultural de nossa cidade tem inspirado o nascimento de blocos de rua com seus hinos marchantes, estandartes de brilho e alegria estampada no sorriso de todos. Não de trata de um levante súbito de hedonismo, mas sim de uma consolidação festiva de anseios políticos diante da sistemática "higienização" da cidade, cuja manutenção de um status quo conservador vem há anos minando a participação dos cidadãos belorizontinos nas tomadas de decisão da capital mineira. 

Vivemos a cultura das restrições arbitrárias, das estúpidas normas firmadas por um pai ausente, da repressão à circulação e expressão de opiniões, do jornalismo pautado pela propaganda institucional de estado.  

       É hora de reclamar as ruas! (Re)ocupar a cidade. Proferir desejos aos gritos!

Sim. Desde os tempos mais primórdios carnaval também é política. É certo que para uns, mais, para outros, quase nada. Porém para os que pensam que não, peço que percebam que o simples ato de andar trôpego por vias onde usualmente só circulam carros é, em si, um ato político. Longe de mim querer que o carnaval se torne o fórum de debates públicos sobre transporte urbano, educaçao infantil ou algo que o valha. Estou apenas expressando a minha felicidade diante dessa plural movimentação que percebo oxigenada.

As últimas semanas foram de imensa euforia e expectativa. São muitas pessoas adquirindo instrumentos musicais, organizando-se para fazer fantasias, gravando marchinhas inéditas, ensaiando com blocos, preparando-se para registrar em foto e vídeo o que julga-se ser um momento histórico. Belo Horizonte não precisa mais sobrecarregar a rodoviária com a fuga em massa de seus moradores no carnaval. Queremos passar o carnaval como mineiros felizes com casa cheia!"  (DDD)

em casa ou na praia, APROVEITE !

 03/03 - QUI

#Bloco de Morere , 19h no Bar do Orlando. Sta Tereza
04/03 - SEX

#Caminhão Eletrico do Bloco do Grito - 18hs - Praça da Savassi
#Bloco do Beijo Eletrico - 19hs - R. Antonio de albuquerque, 384

05/03 - SAB

#Bloco da Praia - 11hs - Praia da Estação
#Bloco do APROACH - 15hs - Brasil 41

06/03 - DOM

#Bloco Cacete de Agulha + Bloco Unidas dos Grandes Labios - Concentração as 10hrs - Rua Manaus com Contorno
#Bloco Unidos da Samba Queixinho - 14hs - Praça da Liberdade
#Bloco do Tico Tico
#Caminhão Eletrico do Bloco do Grito - 17hs - Praça Duque de Caxias
#Bloco da ALCOVA - 17hs - Praça Duque de Caxias

07/03 - SEG

#Bloco Filhos de Cha Cha - 15hs - R. Bocaiuvas c/ Dores do Indaia

08/03 - TER

#Bloco do Peixoto -14hs - Colegio Arnaldo

09/03 - QUA

#Bloco do Manjericão+Bloco do Fusile+ Bloco Vi Uvas no carnaval - 16hs - R. Dores do Indaia, 302

12/03 - SAB

#Bloco Viro o Santo - 15hs - Praça Cairo




Um comentário: